Esse é o momento de grandes expectativas para nossos pequenos, as férias. Eles fazem planos de viajar, brincar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. Depois de cumprirem todas as “obrigações”, de terem horário para acordar, horário para dormir, terem que estudar e fazer lição de casa, as merecidas férias chegam para aliviar a cabeça e dar uma pausa naquela rotina que muitas vezes os deixam estressados e cansados. O período de férias é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, tanto para seu desempenho cognitivo, quanto no convívio social, uma criança que está de férias, está aprendendo muito sobre socialização, lazer, diversão, família e está aprendendo habilidades que a deixam mais segura na hora de voltar à escola.
Pensando nisso sugerimos algumas dicas para fazer com a criançada nas férias:
1) Invista em tempo de qualidade
Nos momentos de interação com as crianças, invista em atividades que promovam a integração e o contato físico. Dedique de verdade sua atenção a eles, sem distrações no celular ou outras coisas.
2) Planeje sua rede de apoio
Ter uma rede de apoio é fundamental o ano todo, mas aqui ela se torna ainda mais relevante. Verifique que parentes e amigos estarão disponíveis no período e podem ficar com os pequenos ao menos por um período.
3) Cozinhe com as crianças
Colocar as mãozinhas na massa é diversão garantida! Primeiro, elas aprendem desde cedo a origem dos alimentos e estimular o paladar, tendendo a recusar menos os alimentos. Fora que é uma oportunidade ótima de criar vínculos e hobbies em família.
4) Faça arte em casa
Por volta dos quatro anos, crianças amam explorar materiais diferentes e desenhar com papeis, giz, pincéis, além de fazer colagem e recortes. Aproveite para promover projeto artísticos. Outras atividades criativas são treinar uma coreografia de dança, cantar, ler juntos e contar histórias. Fantoches de meia, pintados com caneta para tecido ou mesmo sem nada, exigirão um certo dom teatral dos pais, mas são divertidos e estimulam a imaginação infantil.
5) Use os materiais que você já tem para criar novos
Caixas de sapato, de pasta de dente, rolinhos de papel higiênico viram brinquedo nas mãos da criança e podem ser até mais interessantes do ponto de vista educativo, pois exigem que ela trabalhe sua imaginação. Para os bebês, potes plásticos de cozinha viram jogos de encaixe. Roupas extravagantes dos pais, bolsas e acessórios também costumam distrair crianças de diversas faixas etárias. Vale inclusive explorar o ambiente todo de maneira mais ampla. “Construir uma cabana usando materiais de casa, como lençóis, almofadas, cadeiras, mesa, etc. e dormir ou brincar dentro dela criará momentos especiais.
6) Explore a cidade
Não precisa ser um grande parque ou espaço cheio de brinquedos. Crianças se divertem com pouco. Em uma pracinha pequena, por exemplo, há um universo de coisas que podem ser exploradas com eles: o formato das folhas, o cheiro da terra, o tamanho das arvores, que bichos vivem ali. Para tornar a aventura mais atraente, vá com lupa, lanterna e saquinhos para coleta de amostras. Ensine a criança a não matar nenhum bichinho, mas sim aproveitar as folhas. gravetos e flores que já caíram das arvores.
7) Promova uma caça ao tesouro
Dá para fazer com a criança sozinha ou em turma. Espalhe pistas pela casa ou promova pequenos desafios em troca delas e use como tesouro de preferência uma experiência, como uma ida ao cinema ou um passeio a escolha da criança.
8) Cinema em casa
prepare um ambiente bem confortável, faça pipoca e crie suspense quanto ao filme escolhido. Para os mais velhos, dá para fazer maratonas temáticas.
9) Resgate as brincadeiras da sua infância
O repertório acabou? Coloque a memória para funcionar. Do que você gostava de brincar quando era criança? Reizinho mandou, gato mia, polícia e ladrão, casinha, corre-cotia…
10) Faça um piquenique
Nos dias mais tranquilo e de tempo bom, de folga ou final de semana, vá até uma área verde ou parque na própria cidade e faça um piquenique com direito a toalha, os quitutes favoritos, descanso sob a grama e contato com a natureza.
11) Monte um álbum de família
Em época de armazenamento praticamente infinito na nuvem e nas redes sociais, nem sempre revelamos as fotos de família. As férias são um ótimo momento para fazer isso. Revele as fotos mais recentes, compre álbuns simples e reúna a criançada para ajudar na montagem. É possível decorar ainda o álbum, usar técnicas de scrapbook, fazer colagens e soltar a criatividade.
Escrito por Anna Carolina Cassoli
Psicóloga Clínica