Quem somos


O Instituto Bem Humano é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão ser uma oportunidade cultural por meio de produções e formação musical, teatral e artístico para favorecer a descoberta de novos talentos e potencializá-los em cenário nacional. 


Objetivo

Ser um instrumento de entretenimento, educação e cultura por meio de brincadeiras e jogos, da arte, da música e espiritualidade para o desenvolvimento de habilidades intelectuais, psicossociais e motoras viabilizando o autoconhecimento e autonomia da criança e do adolescente. 


Valores

A Turma do Padre Dudu é ancorada em 5 valores fundamentais: fé, união diversão, família e auto desenvolvimento. Através da fé o projeto pretende despertar no público infanto juvenil uma espiritualidade capaz de enfrentar e analisar as situações da vida com abordagens mais profundas e viver propósitos que ajudem a encontrar respostas para situações do dia a dia. Através da união o projeto visa despertar nas crianças a importância de uma visão comunitária e altruísta e o engajamento em projetos que visam o bem comum, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais que permitam construir e desenvolver objetivos em equipes. Com a diversão o projeto quer manter a forma lúdica de lidar com a criança. As habilidades precisam ser desenvolvidas de modo divertido, "sem peso", sempre com dinâmicas, brincadeiras e atividades que reforcem os aprendizados. Através do valor família pretende-se trabalhar a dimensão relacional do ser humano trazendo à tona tanto o seu papel nos diversos ambientes onde vive como também conceitos como respeito e reciprocidade. Com o valor do auto desenvolvimento o objetivo é ensinar a lidar e expressar sentimentos, reconhecer emoções, lidar com frustrações e proporcionar a compreensão de que o ser humano está sempre em evolução, sendo capaz de superar-se constantemente. 


Personagens

A turma é composta por 6 personagens que se apresentam de forma real e também por fantoches: Padre Dudu, Léo, Pedrinho, Larinha, Dom e a Bíblia. Cada um traz em si características das crianças de hoje para se identificarem no desenvolvimento das habilidades propostas em cada episódio.

  • Padre Dudu: Mestre de espiritualidade, profundo conhecedor da realidade das crianças e com grande capacidade de traduzir a espiritualidade para a realidade concreta ajudando as crianças a superar suas dificuldades.
     
  • Léo: menino de 14 anos, talentoso que encontrou na música uma forma de se expressar e também servir a Deus. Em seu desenvolvimento aprendeu a superar desafios e inseguranças e que é possível viver seus dons com espiritualidade e alegria.
     
  • Larinha: menina de 11 anos, virtuosa, e procura vivenciar o equilíbrio entra as expectativas dos outros e suas próprias expectativas. Encontrou na espiritualidade um caminho de serenidade para descobrir a si mesma.
     
  • Pedrinho: menino de 10 anos, levado que passa por um processo de conversão. Era briguento, desobediente, com dificuldades de seguir regras e padrões de comportamento, não gostava muito de estudar, mas sempre teve um coração generoso e se importou com o próximo. Com seu novo círculo de amizades experimenta as contradições de quem sabe que deve ser, mas ainda traz consigo as consequências do antigo comportamento.
     
  • Dom: é o cachorro do padre. É agitado, fiel, companheiro, amigo, bagunceiro, mas marcado também por medo e insegurança. Quando se desespera precisa ser alertado sobre seus dons e só assim volta ao normal.
     
  • Bíblia: é um livro que vem consultado sempre que a turma apresenta alguma dúvida de como agir. Sempre serena, traz reflexões que ajudam a turma a encontrar respostas para suas dúvidas e inquietações .

Musicalidade

Um traço marcante do projeto é despertar a musicalidade no público infantil. Para isso, o projeto pretende lançar ao menos uma nova música ao mês deixando disponível nas plataformas digitais e outras redes sociais. As músicas autorais são um dos braços deste projeto que se consolidará com a produção teatral e produção de livros contribuindo para o desenvolvimento de habilidades psicoemocionais da criança e do adolescente.