Autoestima infantil: Dicas incríveis de como ajudar seu filho a construir uma boa autoestima

30/04/2021

Uma boa autoestima é fundamental para que os pequenos se sintam mais seguros, felizes e realizados. Além disso, o amor próprio torna as crianças mais solidárias e altruístas, colaborando ainda no seu desempenho escolar e na conquista dos seus sonhos. Sabendo disso, é muito importante que os pais se preocupem em fortalecer a autoestima e autoconfiança dos filhos também é necessário ensiná-los a lidar com críticas, inseguranças e frustrações, e isso é algo que pode ser feito de forma simples no dia a dia da família. O que os pais dizem e a maneira como agem influenciam no valor que os filhos dão a eles mesmos, por isso é preciso auxiliá-los a desenvolver desde pequenos a autoconfiança e o sentimento de que eles são capazes. É uma família presente que molda a autoestima da criança. Atenção, cuidado e muito carinho é tudo que a criança precisa para ser mais confiante.

Positivo, maduro, corajoso, proativo. Toda família sonha em ter um filho com essas qualidades. Que não tenha medo de enfrentar desafios, erros ou críticas, que queira conhecer e explorar o mundo, que vá bem na escola e que saiba lidar com as dificuldades e inseguranças. Tudo isso faz parte da construção da autoestima infantil.

A seguir, listamos algumas dicas que podem te ajudar:

1. Valorize seu esforço
2. Evite comparações
3. Incentive seus novos projetos e ideias
4. Escute
5. Leve a sério suas emoções e sentimentos
6. Promova a autonomia
7. Não rotule
8. Mostre o que realmente importa
9. Demonstre respeito pelo esforço das crianças
10. Crie situações em que as crianças possam fazer escolhas
11. Corrija os erros a partir do afeto e carinho
12. Estabeleça limites
13. Ensine seu filho a lidar com frustrações
14. Não seja superprotetor (a)

Quando as crianças se sentem bem consigo mesmas, estão dispostas a correr mais riscos, tanto na vida escolar quanto socialmente. Isso lhes permite ser mais livres, ter mais amigos e se amar mais.

Cultivar a autoestima de uma criança é uma responsabilidade considerável. A autoestima estabelece as bases para o seu futuro, na medida em que o incentiva experimentar e conhecer coisas novas.

O objetivo dos pais é desenvolver no seu filho o orgulho e o respeito por si mesmo, assim como a fé e a capacidade de enfrentar os desafios da vida.

Por Anna Carolina Cassoli
psicóloga clínica
atendimento infantil , adolescente e adulto
contato: 63 99227-6869